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Prefeitura de Goiânia paga mais de R$ 6 milhões para distribuidora de livros por curso motivacional; polícia investiga

Ao todo, foram adquiridos 5 mil cursos, ao custo de R$ 1, 2 mil cada. Sedhs diz que compra reflete compromisso 'com o bem-estar e desenvolvimento dos servidores...

Prefeitura de Goiânia paga mais de R$ 6 milhões para distribuidora de livros por curso motivacional; polícia investiga
Prefeitura de Goiânia paga mais de R$ 6 milhões para distribuidora de livros por curso motivacional; polícia investiga (Foto: Reprodução)

Ao todo, foram adquiridos 5 mil cursos, ao custo de R$ 1, 2 mil cada. Sedhs diz que compra reflete compromisso 'com o bem-estar e desenvolvimento dos servidores'. Prefeitura de Goiânia compra livro-cursos sobre a Covid-19 no valor de R$ 6 milhões A Polícia Civil investiga uma aquisição de cursos motivacionais realizada pela Prefeitura de Goiânia. De acordo com os registros, o valor total da compra foi de R$ 6,1 milhões. Ao todo, foram adquiridos 5 mil cursos, ao custo de R$ 1, 2 mil cada. "A Polícia Civil de Goiás informa que, ao tomar conhecimento do fato, deu início às investigações para a elucidação do denunciado", informou a Polícia Civil. ✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp As compras foram feitas em julho deste ano, por meio da adesão a uma ata de pregão eletrônico do Consórcio Intermunicipal da Região Central do Estado de São Paulo (Concen) - a modalidade é usada para pegar "carona" em outro processo licitatório. Na justificativa, foi argumentado que "a inteligência emocional é crucial para o sucesso profissional e pessoal, especialmente em ambientes de trabalho que lidam com altos níveis de estresse e pressão, como o setor público". LEIA TAMBÉM CORRUPÇÃO: Entenda como funcionava suposto esquema de corrupção na Prefeitura de Goiânia ASFALTO: Fraudes em licitações na Prefeitura de Goiânia envolvem recapeamento de asfalto, diz polícia OPERAÇÃO: Veja quem são os alvos da operação contra corrupção na Prefeitura de Goiânia Em nota, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), responsável pela compra, afirmou que a aquisição do livro e do acesso à plataforma digital com cursos e tutoriais reflete “o compromisso da Sedhs com o bem-estar e o desenvolvimento dos servidores”. A secretaria destacou que, após a pandemia de Covid-19, muitos servidores enfrentam dificuldades relacionadas à socialização, sinergia e produtividade, especialmente no que diz respeito à saúde mental - leia a nota na íntegra ao final do texto. Os cursos foram adquiridos da empresa Multiverso das Letras Distribuidora. O g1 entrou em contato com a empresa às 18h40 desta quinta-feira (10), mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem. Secretaria de Educação Vista do alto do Paço Municipal de Goiânia, Goiás Divulgação/Prefeitura de Goiânia A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Goiânia também aderiu, no início de setembro, à ata do Concen para a compra de livros paradidáticos. A aquisição, no valor de R$ 26,9 milhões, é destinada a materiais didáticos para alunos do 1º ao 9º ano da rede municipal de ensino. O Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO) mandou suspender a compra na quarta-feira (10), justificando a "celeridade desproporcional" da contratação e a falta de justificativas adequadas para a adesão. A suspensão ocorreu a pedido do Ministério Público de Contas (MPC), que apontou irregularidades na gestão do contrato. Segundo o TCM, os gestores têm um prazo de três dias úteis para apresentar defesa e comprovar o cumprimento da medida cautelar, sob pena de sanções, que podem incluir multa e afastamento de funções. Em nota, a SME disse que vai respeitar e acatar todas as decisões dos órgãos de controle. A pasta alegou que recebeu a notificação do TCM nesta quinta, às 13h56, mas que um pagamento parcial de R$ 4,7 milhões já havia sido processado. Por isso, somente os novos pagamentos ficarão suspensos até a decisão final do Tribunal - leia nota na íntegra ao final do texto. Em relação ao prazo, a SME explicou que a adesão à ata de registro de preços é um mecanismo criado para agilizar as contratações na Administração Pública. Nota da Sedhs: A aquisição do livro Next – O seu próximo passo reflete o compromisso da Sedhs com o bem-estar e o desenvolvimento dos seus servidores. A obra oferece um método de ensino focado na melhoria da postura profissional e no fortalecimento do desenvolvimento emocional. Além do livro, cada servidor recebeu acesso a uma plataforma digital, que inclui cursos e tutoriais para suporte e orientação contínua. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a Sedhs identificou que, após a pandemia de Covid-19, muitos servidores enfrentam dificuldades relacionadas à socialização, sinergia e produtividade, principalmente no que se refere à saúde mental. Embora capacitações tenham sido realizadas, a saúde emocional tem sido um tema pouco abordado, resultando em desmotivação e falta de empatia no ambiente de trabalho. Para enfrentar esses desafios, a distribuição do livro Next – O seu próximo passo foi uma iniciativa relevante, complementada pelo acesso à plataforma digital com cursos voltados para o desenvolvimento da inteligência emocional e o aprendizado autônomo. Os servidores da Sedhs foram informados sobre o curso gratuito oferecido pela Plataforma Next, conforme o Sei número 24.10.000008070-2, Circular Nº 4854966/2024, de 12 de agosto de 2024. O documento também detalha os passos para cadastro e acesso à plataforma por meio do site. A secretaria esclarece que utilizou recursos próprios, específicos para assistência social, sem qualquer relação com verbas destinadas à educação. Nota da SME: A SME respeitará e acatará todas as decisões dos órgãos de controle. O TCM notificou a SME hoje, às 13h56, por e-mail. Entretanto, um pagamento parcial de R$ 4.700.000,00 já havia sido processado. Novos pagamentos, no entanto, serão suspensos até a decisão final do Tribunal. Em relação ao prazo de duração, o procedimento realizado para a contratação refere-se à adesão à ata de registro de preços, criada para aumentar a celeridade nas contratações realizadas pela Administração Pública. A contratação ocorreu em mais de um mês, o que é considerado um prazo razoável, dada a natureza simplificada do processo. Se a SME tivesse optado por realizar uma licitação, o procedimento seria mais moroso, podendo levar mais de seis meses para sua efetivação, ocasionando prejuízo na entrega do material aos alunos da Rede Municipal de Educação. Por fim, em relação ao parecer mencionado pelo TCM, ele se refere aos livros destinados à educação infantil, cuja aquisição não ocorreu devido à orientação da área técnica. Esclarecemos ainda, que todos os apontamentos feitos serão devidamente respondidos junto a Corte de Contas. 📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás. VÍDEOS: últimas notícias de Goiás